Timbal é um tambor brasileiro derivado do caxambu idealizado pelo músico Carlinhos Brown no bairro do Candeal na cidade de Salvador1
Surdo é um tambor cilíndrico de grandes dimensões e som profundamente grave. O surdo é tipicamente feito de madeira ou metal e possui peles em ambos os lados. Este tipo de tambor baixo é tradicionalmente usado em escolas de samba. Também é encontrado em torcidas organizadas aonde eles ditam o ritmo e são considerados o “coração” da torcida. Sua função principal no samba é a marcação do tempo. Surdos também podem ser encontrados em bandas e geralmente são utilizados para marcar o pulso binário da marcha, em conjunto com outros instrumentos.
Bacurinha em alguns gêneros musicais baianos há ainda a presença do repinique de 8″, a bacurinha, idealizada por Carlinhos Brown, que é tocada com duas baquetas de nylon. O som da bacurinha é bastante agudo e seu trabalho é limitado e geralmente aparece em “rulos”, mas também pode ser tocado durante toda a música (dependendo do gênero – especialmente no samba-reggae /pagodão).