A comunidade do Candeal é uma das comunidades mais antigas de Salvador -Ba e localizada no bairro de Brotas – é testemunha e ao mesmo tempo agente das transformações que vêm ocorrendo ao longo de sua história. Na sua origem, há quase trezentos anos, a comunidade era um local de refúgio para escravos negros que conquistavam a sua liberdade. Por sua origem e influência quilombola, o Candeal ainda é símbolo de resistência ao preconceito, à opressão, à exclusão social e econômica. Durante séculos, a comunidade se manteve íntegra enquanto se transformava miscigenada pela própria brasilidade.
Apesar da deterioração urbanística provocada pelo alto índice de pobreza, pelo aumento desenfreado de sua população e pela total ausência de infraestrutura e serviços sociais, a Comunidade manteve a sua identidade, tecida pelas manifestações culturais, principalmente o candomblé, capoeira e sons dos timbaus (seu ícone de libertação). Exatamente por isso a cultura é o principal patrimônio para a sustentação do desenvolvimento dessa comunidade.
O Candeal é uma comunidade enorme, podendo ser considerado um bairro dentro de outro. Subdividida em Candeal Pequeno e Candeal Grande, a comunidade abriga seis instituições sociais. Três delas são associações de moradores: Associação de Moradores da Fonte do Governo (AMFOGO), Associação Defesa e Progresso do Candeal e Associação de Moradores da Rua 9 de Outubro. As outras três são as Irmãs Ancilas do Menino Jesus, Associação Lactomia Ação Social (ALAS) e Associação Pracatum Ação Social (APAS). A mais recente instituição foi inaugurada no ano de 2007, que é a Escola Infantil Virgem de La Almudeña.
Dentro das reuniões comunitárias que servem para a identificação e tentativas de sanar os problemas locais, a presença da Unidade de Saúde da Família, assim como os seus profissionais, faz-se bastante importante em algumas conquistas, como a participação de alguns órgãos públicos dentro dos fóruns e reuniões comunitárias.
Os integrantes da banda Loos Candelas fizeram parte do projeto Lactomia ( ALAS), onde desenvolvemos ritmos em instrumentos feitos com latas e aprimoramos nosso potencial musical na Pracatum ( APAS).